Para Instituições

de Tratamento

o-tratamento-para-instituicoes-de-tratamento3

O Tratamento

Sabemos que o tratamento da adicção, assim como de outras dependências, obsessões e compulsões, requer uma abordagem multidisciplinar, envolvendo uma equipe de profissionais especializados.

 

Esses profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas e outros, desempenham papéis essenciais em diferentes contextos, como clínicas, comunidades terapêuticas e centros de tratamento. Eles estão comprometidos em auxiliar pessoas que enfrentam a adicção e todas as suas complexidades, oferecendo cuidados abrangentes e individualizados.

 

Com mais de 25 anos de experiência no tratamento da adicção, desenvolvemos um projeto que apresenta a filosofia como uma ferramenta valiosa no processo de tratamento da adicção, oferecendo uma abordagem reflexiva e estimulante. Por meio dessa abordagem, buscamos promover reflexões profundas e estimular o pensamento crítico daqueles(as) em tratamento.

Uma Perspectiva Filosófica

Nesse sentido, utilizamos a filosofia como uma poderosa ferramenta para fortalecer os alicerces da recuperação, proporcionando uma estrutura sólida de pensamento crítico, autoconhecimento e reflexão ética.

 

Ao explorar conceitos fundamentais, como o autoconhecimento, a ética, o propósito e a busca por sentido, a filosofia auxilia os indivíduos em tratamento a expandirem sua compreensão de si mesmos e do mundo ao seu redor.

 

Ela oferece uma perspectiva enriquecedora para examinar as questões essenciais relacionadas à adicção, permitindo a identificação de padrões de pensamento e comportamento destrutivos, ao mesmo tempo em que promove o cultivo de virtudes, princípios e ações que sustentam uma vida em recuperação.

 

Como uma ferramenta terapêutica, a filosofia guia a autorreflexão, potencializa a capacidade de fazer escolhas pautadas na ética e na honestidade e orienta a busca por uma vida com propósito, contribuindo assim para uma nova maneira de viver.

Em nosso projeto, apresentamos a Alegoria da Caverna de Platão para oferecer uma perspectiva filosófica sobre a adicção e sua recuperação. Ressignificamos alguns elementos simbólicos presentes na metáfora platônica, possibilitando o despertar de uma nova consciência naqueles (as) que estão em busca de recuperação.

 

Acreditamos que essa abordagem filosófica possa proporcionar uma compreensão mais ampla da adicção e de sua complexidade, auxiliando na desconstrução de sentimentos de culpa, baixa autoestima, egocentrismo e outras características frequentemente presentes nas pessoas que se identificam como adictas

empirismo-embasamentoteorico

Empirismo, Embasamento Teórico e Científico

Para desenvolver esse trabalho, além de nossas experiências pessoais, buscamos embasamento em referências teóricas e científicas relevantes. Destaca-se entre essas referências o livro “Convite à Filosofia”, de Marilena Chauí, que nos proporcionou insights valiosos sobre questões filosóficas que dialogam com a problemática da adicção. Exploramos a perspectiva da Alegoria da Caverna, presente na obra de Platão intitulada “A República”, e sua teoria da reminiscência abordada em outro livro de sua autoria, intitulado “Fédon”, e como essas perspectivas podem nos ajudar a melhor compreender a complexidade que compõe a temática da adicção. Recorremos também aos estudos de renomados especialistas no campo das adicções, como Gérard Pirlot e Joyce McDougall, bem como às contribuições dos escritores John Bradshaw e Winnicott, cujas obras enriqueceram nossa compreensão em diferentes aspectos

 

Outro importante ponto de referência são as literaturas de recuperação das irmandades anônimas, como Narcóticos Anônimos (NA) e Alcoólicos Anônimos (AA), que consistem em uma vasta coleção de livros, livretos, folhetos e manuais elaborados por pessoas que estão em recuperação há anos, um dia de cada vez. Essas obras oferecem uma visão prática e inspiradora sobre a recuperação da adicção e do alcoolismo, podendo auxiliar tanto os profissionais quanto os acolhidos em sua jornada de recuperação. Apoiamo-nos também em obras relacionadas ao tratamento das dependências da Hazelden Foundation, uma instituição reconhecida internacionalmente por suas contribuições no campo do tratamento das dependências.

Uma Abordagem Inovadora

Contudo, com base em nosso empirismo e com um sólido embasamento teórico e científico, oferecemos às instituições o nosso projeto, que engloba a realização de palestras e workshops direcionados àqueles que estão em tratamento.

 

Através dessas atividades, buscamos dialogar e compartilhar uma perspectiva filosófica sobre a problemática da adicção e sua recuperação. Nosso objetivo é promover reflexões acerca da importância de ações práticas fundamentais para o processo de recuperação.

 

Desta forma, oferecemos uma abordagem inovadora e complementar aos métodos tradicionais utilizados pelas instituições, enriquecendo o processo terapêutico e ampliando a compreensão dos indivíduos sobre a adicção, sobre si mesmos, sobre suas relações interpessoais e a natureza da recuperação. Através dessas reflexões, visamos cultivar a conscientização e a esperança como sementes para um processo contínuo de recuperação, promovendo uma vida livre das dependências compulsivas e obsessivas, um dia de cada vez.

Entre em contato conosco

Ou fale diretamente pelo WhatsApp